Divulga Aqui!

História Local do Lubango

 

História Local do Lubango
Lubango 

 Saiba aqui a História Local do Lubango

Lubango é uma cidade e município no sul de Angola, situado no planalto da Huíla e é a capital da província. Tem cerca de 318.000.000 habitantes e é limitado ao norte pelo município de Quilengues, a leste pelo município da Cacula, ao sul pelos municípios de Chibia e Humpata, e a oeste pelo município da Bibala.

A cidade se desenvolveu principalmente a partir da colônia de Sá da Bandeira, que foi o seu nome entre 1884 e 1975, enquanto o município sempre foi denominado Lubango. É constituído pelas comunas do Lubango, Arimba, Hóquei e Huíla. João Antônio de Aguiar realizou o plano de urbanização da cidade, tornando-a uma das mais belas de Angola.

Além de Lubango, os apreciadores de turismo consideram a Huíla como uma das regiões mais belas de Angola, com paisagens impressionantes, como a Serra da Leba, a Fenda da Tundavala e Nossa Senhora do Monte.

Em 1627, ocorreu o primeiro contato europeu com as terras do planalto angolano. A soberania portuguesa teve início em 1769 com a criação do presídio Alva Nova...

A primeira remessa chegou a Muçamides em 19 de novembro de 1884, a bordo do navio da Índia, e alcançou o planalto da Huíla em 19 de janeiro de 1885, onde fundaram a colônia de Sá da Bandeira, assim nomeada em homenagem a Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo e Marquês de Sá Bandeira. A cidade de Sá da Bandeira era conhecida como a "Coimbra de Angola" devido ao desenvolvimento cultural, com uma abordagem universal e cosmopolita, sem abrir mão de sua especificidade. A família étnico-linguística Nhaneca Humbe, de cultura Bantu, está bem representada no antigo povo Mumuila.

A agricultura foi o primeiro objetivo de Sá da Bandeira, com destaque para a produção de trigo. No entanto, o gado logo se tornou a maior riqueza da região. O boi ainda é um símbolo de riqueza, e posteriormente surgiram outros setores, como transporte, comércio e indústria.

Atualmente, a economia de Lubango é baseada principalmente na agricultura de cereais, frutas e legumes. Também possui algumas indústrias de manufatura, especializadas em embalagens de alimentos.

A cidade de Lubango se estabeleceu em um território que até o final do século XIX estava na área de influência do soba do Lubango, cujo embala estava localizado na aldeia conhecida atualmente como Muholo, sendo um dos mais importantes da região.

Os portugueses entenderam a necessidade de controlar aquela região por volta de 1880, e em 1882 foi planejado o estabelecimento de uma colônia nessa região, com colonos recrutados no arquipélago da Madeira, de acordo com o termo do decreto de 16 de agosto de 1881.

A 2 de setembro de 1901, Sá da Bandeira foi elevada à categoria de vila e tornou-se a capital da província da Huíla. Em 31 de maio de 1923, foi oficialmente reconhecida como cidade, quando a linha férrea do Namibe finalmente alcançou o planalto após superar o deserto e a serra da Leba

Ensino

Lubango foi uma das primeiras cidades do interior a possuir ensino de segundo grau, incluindo: o Liceu Nacional "Diogo Cão", a Escola Industrial e Comercial "Artur de Paiva" e o Instituto Agrícola do Tchivinguiro (escola de agronomia), localizado próximo à cidade.

Desde então, Lubango passou a ser conhecida como a "cidade das escolas", não apenas pelas instituições mencionadas acima, mas também pela cultura de estudo que uma parte significativa de sua população adquiriu. Além disso, a cidade se tornou uma das capitais da província, onde o campus da Universidade Agostinho Neto foi transformado em uma universidade pública autônoma, com vocação regional.

Editado por: João Mandela

Postar um comentário

0 Comentários